domingo, 30 de novembro de 2014

O meu querido avô :o)


(Imagem retirada do Google)

Sou cuidadora do meu avô há vários anos.

A doença dele veio de mansinho, sorrateiramente, sem que dessemos conta.

Começou com pequenos esquecimentos (que toda a gente tem de vez enquando) até que teve um AIT(acidente isquémico transitório), ou seja, um principio de AVC.

A partir daí, a saúde dele foi-se degradando em escadinhas. Há fases de estabilidade mais ou menos prolongadas, e há outras em que acontece algo e temos que ir a correr com ele para o hospital.

Felizmente há já bastante tempo que se encontra estável e espero que assim continue por muito tempo.

Ontem à noite um bocado depois de o termos deitado, fui ver como estava: se estava quentinho, se estava bem disposto, etc.. Ele respondeu que sim.

Quando me vinha embora para a cozinha, ele pediu-me um beijo.

Eu voltei para trás e dei-lhe muitos beijinhos, fiz-lhe festinhas na cabeça e no rosto e pedi-lhe também um beijo, que ele deu :o)

Depois perguntei se ele sabia que eu era a (meu nome) e ele disse: “Sei pois!”

Fiquei muito contente, porque ele a maior parte das vezes não sabe dizer quem eu sou, principalmente o meu nome. Nessas alturas costuma dizer que sou “uma menina linda” :o)

Disse-lhe que gosto muito, muito dele, mesmo quando às vezes em desespero perco a cabeça e ralho .

Eu: “Quando eu era pequena você às vezes também ralhava comigo e gostava de mim na mesma, não é?”

O meu avô: Claro que sim!”

Eu: Nós cuidamos uns dos outros, não é?”

O meu avô: “Claro que sim..”

Dei-lhe mais uns beijinhos e ele a mim.

Fui ver se ele tinha os pezitos quentes. Estavam frios, por isso, coloquei-lhe um saco com água quente para que aquecessem.

Toca-me muito quando o meu avô tem estes momentos de lucidez e me mostra que sabe quem eu sou e que estou a cuidar bem dele; o melhor que consigo.

Amo-o como meu segundo pai.
 
É muito difícil ser cuidador, mas também é muito recompensador.

Quando eu era pequena, os meus pais e avós cuidaram de mim, agora cuido eu deles :o)

1 comentário:

  1. A minha avó também vive comigo, esses momentos são sempre gratificantes :)
    Espero que ele esteja bem e estável.

    ResponderEliminar